Portugal 2023, sempre a crescer

De acordo com o IPDT – Turismo, os dados mais recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT) estimam que o ano 2022 recupere, a nível global, 65% do volume de turistas pré-pandemia.

Em Portugal o cenário é ainda mais, positivo, devendo ser, pelo menos, igualados os resultados de 2019 – o melhor ano de sempre do turismo nacional.

Espera-se que, em 2023, o crescimento da atividade turística se mantenha, apesar dos desafios que se colocam ao setor.

É também expetável que as motivações/necessidades dos turistas sejam diferentes face aos anos anteriores. Eis algumas tendências para 2023:

  • tendência 1 – o regresso do mercado asiático à Europa;
  • tendência 2 – budget conscious trips. Não se trata de “cortar no orçamento”, mas sim de o utilizar de forma mais consciente. Por exemplo, viajar mais pelo próprio país, ou planear a viagem nos meses de época baixa poderão ser soluções encontradas;
  • tendência 3: olá cidade! As atividades culturais e as visitas a monumentos e museus devem ser alvo de maior procura;
  • tendência 4: viajar com um propósito. Há uma muito maior necessidade de que as viagens sejam responsáveis e contribuam para ajudar alguém, ou para a melhoria das condições de vida de uma comunidade;
  • tendência 5: adeus zona de conforto, é tempo de choque cultural. Vamos assistir a uma maior procura por viagens únicas e diferentes, onde se promova algum tipo de impacto cultural;
  • tendência 6: Off-grid travel: vamos viver só com o essencial?

Fonte

Top